PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.48.eUJ1281Resumo
Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de educação
em saúde bucal realizado em escola na qualidade de vida de
pré-escolares e seus familiares. Métodos: Foram selecionadas
86 crianças, de 2 a 6 anos. As crianças selecionadas
foram divididas em 2 grupos: Grupo 1 – Pais de crianças
que participam de programa de educação em saúde bucal
na escola; Grupo 2 – Pais de crianças que não participam
de programa de educação em saúde bucal na escola. A qualidade
de vida das crianças foi avaliada pela aplicação de
questionário relacionado à saúde bucal (B-ECOHIS). A
análise estatística foi realizada por meio do teste U de
Mann-Whitney. Resultados: Houve diferença estatisticamente
significativa para a percepção dos pais no impacto
da educação em saúde bucal na qualidade de vida
(P<0.0001). Quando analisados os domínios separadamente,
o impacto dos problemas bucais sobre a criança (P<0.0001),
e problemas bucais da criança sobre a sua família
(P<0.0001) observou-se que houve diferença significativa
entre os grupos. Conclusão: Com base nos resultados obtidos
foi possível constatar que participar de programa de
educação em saúde bucal na escola tem impacto positivo na
qualidade de vida de crianças pré-escolares e seus familiares.
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