PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.48.eUJ1281Abstract
Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de educação
em saúde bucal realizado em escola na qualidade de vida de
pré-escolares e seus familiares. Métodos: Foram selecionadas
86 crianças, de 2 a 6 anos. As crianças selecionadas
foram divididas em 2 grupos: Grupo 1 – Pais de crianças
que participam de programa de educação em saúde bucal
na escola; Grupo 2 – Pais de crianças que não participam
de programa de educação em saúde bucal na escola. A qualidade
de vida das crianças foi avaliada pela aplicação de
questionário relacionado à saúde bucal (B-ECOHIS). A
análise estatística foi realizada por meio do teste U de
Mann-Whitney. Resultados: Houve diferença estatisticamente
significativa para a percepção dos pais no impacto
da educação em saúde bucal na qualidade de vida
(P<0.0001). Quando analisados os domínios separadamente,
o impacto dos problemas bucais sobre a criança (P<0.0001),
e problemas bucais da criança sobre a sua família
(P<0.0001) observou-se que houve diferença significativa
entre os grupos. Conclusão: Com base nos resultados obtidos
foi possível constatar que participar de programa de
educação em saúde bucal na escola tem impacto positivo na
qualidade de vida de crianças pré-escolares e seus familiares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.