AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS CONTROLADOS PELO PBQP-H:

Um estudo de caso

Autores

  • MATHEUS AUGUSTO PEREIRA Centro Universitário Ingá - Uningá
  • EDINALDO FAVARETO GONZALEZ

Palavras-chave:

PBQP-H; Serviços controlados; Qualidade; Conformidade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi acompanhar as etapas construtivas de uma obra, executada por uma construtora com certificado nível “A” do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, verificando suas não conformidades nos serviços de execução controlados e comparando os resultados obtidos com o Manual de Serviços Controlados da empresa, foi realizado um levantamento bibliográfico, através de pesquisas relativas ao conceito do PBQP-H e na sequência esses serviços foram acompanhados em uma obra de pequeno porte e comparado com seu manual de serviços controlados, identificando as não conformidades que ocorreram durante a execução da obra. No período de estudo, foram analisados 16 itens deste manual e foi constatado que apenas 5 itens atingiram 100% de conformidade no serviço, sendo que, 11 destes apresentaram não conformidade em seus processos executivos. Os resultados apresentados nos mostraram que apesar da empresa ser qualificada com certificado nível “A” do PBQP-H ela não executa de forma fiel o seu manual de serviços, podendo comprometer a qualidade final do produto.

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

PEREIRA, M. A., & GONZALEZ, E. F. (2017). AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS CONTROLADOS PELO PBQP-H:: Um estudo de caso. Uningá Review, 32(1), 242–254. Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/69