FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO EDUCACIONAL PARA DISCUTIR OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Educação, Escola, Formação Integral, Pensamento educacionalResumo
O artigo visa apontar e discutir alguns aspectos sobre uma noção presente no pensamento educacional, em diferentes contextos históricos – a educação como formação integral do ser humano. Nesse sentido, levantam-se questões acerca da formação humana, tendo como ponto inicial a educação na Grécia Antiga, destacando, em seguida, algumas teorizações consideradas relevantes para o pensamento educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza como metodologia a revisão da literatura. Os dados levantados possibilitaram problematizar a educação em diferentes contextos históricos, especificamente no que diz respeito à sua função de formação integral do ser humano. Verificou-se que as mudanças sociais produziram interpretações diferenciadas sobre a formação humana. Considerando o fato de a educação ter se institucionalizado, isto implicou a participação cada vez maior da escola no processo de formação do ser humano. Diante das críticas à escola, aponta-se a potencialidade educativa dessa instituição, que tem propiciado aos cidadãos tempo livre para a formação entre iguais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.