FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO EDUCACIONAL PARA DISCUTIR OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Escola, Formação Integral, Pensamento educacional

Resumo

O artigo visa apontar e discutir alguns aspectos sobre uma noção presente no pensamento educacional, em diferentes contextos históricos – a educação como formação integral do ser humano. Nesse sentido, levantam-se questões acerca da formação humana, tendo como ponto inicial a educação na Grécia Antiga, destacando, em seguida, algumas teorizações consideradas relevantes para o pensamento educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza como metodologia a revisão da literatura. Os dados levantados possibilitaram problematizar a educação em diferentes contextos históricos, especificamente no que diz respeito à sua função de formação integral do ser humano. Verificou-se que as mudanças sociais produziram interpretações diferenciadas sobre a formação humana. Considerando o fato de a educação ter se institucionalizado, isto implicou a participação cada vez maior da escola no processo de formação do ser humano. Diante das críticas à escola, aponta-se a potencialidade educativa dessa instituição, que tem propiciado aos cidadãos tempo livre para a formação entre iguais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JANILDE CRESTANI, Universidade do Planalto Catarinense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest.

JAIME FARIAS DRESCH, Universidade do Planalto Catarinense

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

VANICE DOS SANTOS, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

CARMEN LÚCIA FORNARI DIEZ, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

CRESTANI, J., DRESCH, J. F., SANTOS, V. D., & DIEZ, C. L. F. (2018). FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO EDUCACIONAL PARA DISCUTIR OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. Uningá Review, 33(4), 42–53. Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2800