FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO EDUCACIONAL PARA DISCUTIR OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Palabras clave:
Educação, Escola, Formação Integral, Pensamento educacionalResumen
O artigo visa apontar e discutir alguns aspectos sobre uma noção presente no pensamento educacional, em diferentes contextos históricos – a educação como formação integral do ser humano. Nesse sentido, levantam-se questões acerca da formação humana, tendo como ponto inicial a educação na Grécia Antiga, destacando, em seguida, algumas teorizações consideradas relevantes para o pensamento educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza como metodologia a revisão da literatura. Os dados levantados possibilitaram problematizar a educação em diferentes contextos históricos, especificamente no que diz respeito à sua função de formação integral do ser humano. Verificou-se que as mudanças sociais produziram interpretações diferenciadas sobre a formação humana. Considerando o fato de a educação ter se institucionalizado, isto implicou a participação cada vez maior da escola no processo de formação do ser humano. Diante das críticas à escola, aponta-se a potencialidade educativa dessa instituição, que tem propiciado aos cidadãos tempo livre para a formação entre iguais.
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