Educação emocional e desenvolvimento de competências emocionais em estudantes de cursos da área da saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.46311/2178-2571.37.eURJ4338Palabras clave:
Ensino, habilidades emocionais, inteligência emocional, saúde mental, universitáriosResumen
A graduação na área da saúde é caracterizada por jornadas exaustivas de estudos e cenários clínicos impactantes. Isto contribui para o desenvolvimento de inúmeras psicopatologias e redução do desempenho acadêmico. Entretanto o desenvolvimento das Competências Emocionais (CE), por meio da Educação Emocional (EE), desempenha funções significativas na promoção do bem-estar físico e psicológico dos universitários. Este estudo teve como objetivo examinar o papel da EE no desenvolvimento das CE em estudantes na área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nos meses de agosto e setembro de 2021, nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde: BVS (BIREME) - com acesso às bases MEDLINE, LILACS e IBECS, PubMed, PsycINFO, Scielo (Scientific Eletronic Library Online - Portal Regional), Scopus e Web of Science. Com isso, foram encontrados 385 artigos e quatro destes foram incluídos nesta revisão. Os resultados obtidos evidenciaram a relação intrínseca entre EE e desenvolvimento das CE em graduandos da área da saúde. Somado a isso, as CE foram associadas a melhores desempenhos acadêmicos, maiores graus de Inteligência Emocional (IE) e possíveis desenvolturas profissionais.
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