Educação emocional e desenvolvimento de competências emocionais em estudantes de cursos da área da saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.46311/2178-2571.37.eURJ4338Palavras-chave:
Ensino, habilidades emocionais, inteligência emocional, saúde mental, universitáriosResumo
A graduação na área da saúde é caracterizada por jornadas exaustivas de estudos e cenários clínicos impactantes. Isto contribui para o desenvolvimento de inúmeras psicopatologias e redução do desempenho acadêmico. Entretanto o desenvolvimento das Competências Emocionais (CE), por meio da Educação Emocional (EE), desempenha funções significativas na promoção do bem-estar físico e psicológico dos universitários. Este estudo teve como objetivo examinar o papel da EE no desenvolvimento das CE em estudantes na área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nos meses de agosto e setembro de 2021, nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde: BVS (BIREME) - com acesso às bases MEDLINE, LILACS e IBECS, PubMed, PsycINFO, Scielo (Scientific Eletronic Library Online - Portal Regional), Scopus e Web of Science. Com isso, foram encontrados 385 artigos e quatro destes foram incluídos nesta revisão. Os resultados obtidos evidenciaram a relação intrínseca entre EE e desenvolvimento das CE em graduandos da área da saúde. Somado a isso, as CE foram associadas a melhores desempenhos acadêmicos, maiores graus de Inteligência Emocional (IE) e possíveis desenvolturas profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Uningá Review
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.