A contextualização de um currículo plural e seus efeitos sobre os processos de ensino-aprendizagem à luz das questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.46311/2178-2571.37.eURJ4104Palabras clave:
Currículo, ensino-aprendizagem, gênero.Resumen
O presente artigo propõe uma discussão sobre as vertentes do currículo e seus possíveis efeitos no processo de aprendizagem pautados nas questões de gênero. Para tanto, a problemática central da análise curricular e seus efeitos no processo de aprendizagem necessita de alguns questionamentos, relativamente à estruturação do currículo e às alterações sociais nesse trajeto. A escola contribui para esse processo ao espelhar suas relações sociais nas vivências, ao privilegiar umas e invisibilizar outras. É, pois, por meio de uma reflexão teórica e estrutural que se busca contribuir para uma possível reflexão prática no campo educacional. Esta pesquisa situa-se, portanto, nos Estudos do Currículo e dos Estudos de Gênero. A metodologia da pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e bibliográfica. Quanto aos desafios para problematizar as questões de gênero no processo de ensino-aprendizagem, conclui-se que se faz necessário ressignificar o currículo escolar e as práticas docentes para que seja possível desconstruir as barreiras caracterizadas pelo fator gênero.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Uningá Review Journal
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.