A contextualização de um currículo plural e seus efeitos sobre os processos de ensino-aprendizagem à luz das questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.46311/2178-2571.37.eURJ4104Palavras-chave:
Currículo, ensino-aprendizagem, gênero.Resumo
O presente artigo propõe uma discussão sobre as vertentes do currículo e seus possíveis efeitos no processo de aprendizagem pautados nas questões de gênero. Para tanto, a problemática central da análise curricular e seus efeitos no processo de aprendizagem necessita de alguns questionamentos, relativamente à estruturação do currículo e às alterações sociais nesse trajeto. A escola contribui para esse processo ao espelhar suas relações sociais nas vivências, ao privilegiar umas e invisibilizar outras. É, pois, por meio de uma reflexão teórica e estrutural que se busca contribuir para uma possível reflexão prática no campo educacional. Esta pesquisa situa-se, portanto, nos Estudos do Currículo e dos Estudos de Gênero. A metodologia da pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e bibliográfica. Quanto aos desafios para problematizar as questões de gênero no processo de ensino-aprendizagem, conclui-se que se faz necessário ressignificar o currículo escolar e as práticas docentes para que seja possível desconstruir as barreiras caracterizadas pelo fator gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Uningá Review Journal
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.