A contextualização de um currículo plural e seus efeitos sobre os processos de ensino-aprendizagem à luz das questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.46311/2178-2571.37.eURJ4104Palavras-chave:
Currículo, ensino-aprendizagem, gênero.Resumo
O presente artigo propõe uma discussão sobre as vertentes do currículo e seus possíveis efeitos no processo de aprendizagem pautados nas questões de gênero. Para tanto, a problemática central da análise curricular e seus efeitos no processo de aprendizagem necessita de alguns questionamentos, relativamente à estruturação do currículo e às alterações sociais nesse trajeto. A escola contribui para esse processo ao espelhar suas relações sociais nas vivências, ao privilegiar umas e invisibilizar outras. É, pois, por meio de uma reflexão teórica e estrutural que se busca contribuir para uma possível reflexão prática no campo educacional. Esta pesquisa situa-se, portanto, nos Estudos do Currículo e dos Estudos de Gênero. A metodologia da pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e bibliográfica. Quanto aos desafios para problematizar as questões de gênero no processo de ensino-aprendizagem, conclui-se que se faz necessário ressignificar o currículo escolar e as práticas docentes para que seja possível desconstruir as barreiras caracterizadas pelo fator gênero.
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