PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores/as

  • KATIA LEIKO NONAKA
  • CAROLINE ANDREA POTTKER

Resumen

O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de
Curso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivo
investigar a percepção de professores sobre a inclusão no
ensino regular de alunos com Síndrome de Down. Para
tanto, foram entrevistados seis professores, pertencentes à
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de
uma cidade do interior do Paraná. Para isso, este trabalho
foi norteado pela Psicologia Histórico-Cultural. Nos
resultados, evidenciamos que os alunos apresentam
dificuldades escolares referentes à escrita, lentidão nas
atividades e pouca atenção e memória. Os professores
responderam que para estes alunos é essencial
frequentarem escolas com atendimentos especializados, com
fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos. Além disso, foi
verificado que os alunos com deficiência intelectual leve e
que apresentavam uma boa socialização teriam condições
para frequentarem o ensino regular. Assim, a maioria dos
professores entrevistados concorda com a inclusão dos
alunos com Síndrome de Down, mas é preciso que haja
suporte nas escolas. Segundo eles, as escolas ainda precisam
passar por uma reestruturação física, pedagógica e humana
para receber um aluno especial.

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Publicado

2015-09-10

Cómo citar

NONAKA, K. L., & POTTKER, C. A. (2015). PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN. Uningá Review, 23(3). Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1653