SPECIAL EDUCATION: A BRIEF TERMINOLOGICAL REVIEW

Authors

  • DIRCE DE GODOY RIBEIRO Centro Universitário Ingá
  • CAROLINE ANDREA POTTKER Uningá - Centro Universitário Ingá

Keywords:

Deficiência, Educação especial, Terminologia

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar as mudanças terminológicas empregadas na área da educação especial, sobre a pessoa com algum tipo de deficiência. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando em bancos de dados e indexadores, selecionando os artigos referentes à área da Educação Especial. No decorrer dos anos as pessoas com deficiências, foram chamadas de várias formas diferentes. Os motivos dessas mudanças terminológicas eram determinados conforme a cada momento histórico e seus significados definia-se conforme os valores vigentes de cada sociedade. Iniciamos a revisão nos referindo a Antiguidade, passando pela Idade Média, e retratando as mudanças desde século XV até os dias atuais. Dentre estes períodos, as nomenclaturas foram as mais variadas, passando de incapazes, inválidos, portadores de deficiência até chegar à pessoa com deficiência. Empregar a nomenclatura correta para a definição de pessoas com deficiência não é apenas uma questão ortográfica, é uma questão de inclusão social, respeito, superação de preconceito e estereótipos.

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Published

05-09-2018

How to Cite

RIBEIRO, D. D. G., & POTTKER, C. A. (2018). SPECIAL EDUCATION: A BRIEF TERMINOLOGICAL REVIEW. Uningá Review, 33(3), 29–38. Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2785