UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA
Abstract
O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de
Curso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivo
investigar quais os principais benefícios que o PEC’s pode
trazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vida
das crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisas
em bancos de dados e indexadores, como o Portal da
Capes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4
artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e
2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtorno
global do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado por
um quadro clínico em que há comprometimento na capacidade
da interação e comunicação da pessoa/portador, que
apresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. O
PEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativa
criado para indivíduos com dificuldades na comunicação.
Essa técnica é muito eficiente não apenas para
as crianças autistas, mas também para adolescentes, jovens
e adultos, bem como contribui para o desenvolvimento de
pessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.
Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidos
aos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,
diminuição de comportamentos socialmente inadequados
e interação social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.