UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA

Authors

  • RAINARA REGIANE MARQUES
  • CAROLINE ANDREA POTTKER

Abstract

O presente artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de
Curso de Psicologia da Faculdade Ingá e tem como objetivo
investigar quais os principais benefícios que o PEC’s pode
trazer para o desenvolvimento e melhor qualidade de vida
das crianças autistas. Para tanto, foram realizadas pesquisas
em bancos de dados e indexadores, como o Portal da
Capes, o Scielo e o PePsic, sendo utilizados neste estudo 4
artigos e 3 dissertações, publicadas entre os anos de 2000 e
2014, sobre o tema em questão. O autismo é um transtorno
global do desenvolvimento (TGD), que é caracterizado por
um quadro clínico em que há comprometimento na capacidade
da interação e comunicação da pessoa/portador, que
apresenta ainda movimentos repetitivos e estereotipados. O
PEC’s é um manual de treinamento de Comunicação alternativa
criado para indivíduos com dificuldades na comunicação.
Essa técnica é muito eficiente não apenas para
as crianças autistas, mas também para adolescentes, jovens
e adultos, bem como contribui para o desenvolvimento de
pessoas com a Síndrome de Down e a Síndrome do X-frágil.
Os resultados das pesquisas apontam vários benefícios trazidos
aos autistas, tais como: desenvolvimento da comunicação,
diminuição de comportamentos socialmente inadequados
e interação social.

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Published

10-09-2015

How to Cite

MARQUES, R. R., & POTTKER, C. A. (2015). UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA PEC’S PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA AUTISTA. Uningá Review, 23(3). Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1654