EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA PRÉ-ESCOLARES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ957Resumo
O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura sobre educação em saúde bucal para
pré-escolares, considerando sua importância, os agentes promotores de saúde no
contexto da educação e a avaliação de programas educacionais. Para tanto, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica descritiva nas bases de dados “LILACS”, “BBO” e
“PUBMED”, através de palavras-chaves relacionadas ao tema. Verificou-se que todos
os trabalhos ressaltaram o efeito benéfico da educação em saúde bucal, salientando que
os educadores devem estar devidamente capacitados para tal proposta, fazendo uso de
ferramentas adequadas para motivar os educandos e despertar neles o interesse para que
o objetivo de promover saúde se concretize. A influência positiva da educação,
motivação e orientação em saúde bucal sobre a redução de placa, gengivite e melhora da
higiene bucal em pré-escolares, foi observada por diversos autores, confirmando ser a
motivação/orientação um fator fundamental na criação e desenvolvimento de hábitos
saudáveis.
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