EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA PRÉ-ESCOLARES: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Authors

  • RENATO MOREIRA ARCIERI
  • CLÉA ADAS SALIBA GARBIN
  • THAÍS JAQUELINE VIEIRA LIMA
  • ARTÊNIO JOSÉ ÍSPER GARBIN
  • LUIZ FERNANDO LOLLI

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ957

Abstract

O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura sobre educação em saúde bucal para
pré-escolares, considerando sua importância, os agentes promotores de saúde no
contexto da educação e a avaliação de programas educacionais. Para tanto, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica descritiva nas bases de dados “LILACS”, “BBO” e
“PUBMED”, através de palavras-chaves relacionadas ao tema. Verificou-se que todos
os trabalhos ressaltaram o efeito benéfico da educação em saúde bucal, salientando que
os educadores devem estar devidamente capacitados para tal proposta, fazendo uso de
ferramentas adequadas para motivar os educandos e despertar neles o interesse para que
o objetivo de promover saúde se concretize. A influência positiva da educação,
motivação e orientação em saúde bucal sobre a redução de placa, gengivite e melhora da
higiene bucal em pré-escolares, foi observada por diversos autores, confirmando ser a
motivação/orientação um fator fundamental na criação e desenvolvimento de hábitos
saudáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-06-2011

How to Cite

ARCIERI, R. M., GARBIN, C. A. S., LIMA, T. J. V., GARBIN, A. J. ÍSPER, & LOLLI, L. F. (2011). EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA PRÉ-ESCOLARES: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Uningá, 28(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.28.eUJ957

Issue

Section

Health Sciences

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>