ANOMALIA DENTÁRIA DE NÚMERO: EXODONTIA DE QUARTOS MOLARES IMPACTADOS EM MAXILA - RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2751Palavras-chave:
Quarto molar, Cirurgia, Diagnóstico.Resumo
Alterações dentárias de número podem ser dividas em Hiperdontia ou Hipodontia. A Hipodontia ou agenesia apresenta a característica da ausência de dentes que uma dentição normal deve possuir, enquanto que a Hiperdontia caracteriza-se pela presença de dentes a mais que uma dentição normal possui. Ambas anomalias possuem etiologias diversas e pode estar associada a síndromes ou afetar não sindrômicos.
O diagnóstico geralmente é feito por exames imaginológicos como radiografias panorâmicas ou tomografias de feixe cônico e o tratamento para a hiperdontia inclui desde a exodontia do supra numerário, tracionamento ortodôntico ou acompanhamento radiográfico.
O objetivo deste trabalho é relatar, por meio de revisão bibliográfica e da intervenção cirúrgica, um caso clínico de uma paciente com quartos molares impactados em maxila.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.