ENUCLEAÇÃO CÍSTICA ACOMPANHADA DE APICECTOMIA: RELATO DE CASO

Authors

  • Iago Demetrio da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Andressa Bolognesi Bachesk Universidade Estadual de Maringá
  • Silvia Natália Souza de Peder Universidade Estadual de Maringá
  • Guilherme Paladini Feltrin Universidade Estadual de Maringá
  • Ângelo José Pavan Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ3023

Keywords:

Cisto Radicular, Enucleação, Cirurgia

Abstract

Lesões císticas periapicais inflamatórias possuem sua etiologia relacionada a um processo inflamatório provindo dos canais radiculares ou do periodonto e interage com os restos epiteliais de Malassez. Normalmente são assintomáticas e descobertas em exames de imagem de rotina.  Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica e relatar o caso clínico de uma paciente que foi diagnosticada com lesão cística periapical inflamatória. Uma paciente, gênero feminino, leucoderma, de 24 anos de idade, procurou atendimento odontológico em decorrência de encaminhamento do endodontista. Clinicamente a paciente apresentou uma leve depressão na região vestibular do dente 46. Foi realizada uma tomografia de feixe cônico demonstrando o tratamento endodôntico no dente 46 e uma lesão hipodensa na região do ápice e região distal do dente. Levantou-se a hipótese diagnóstica de cisto periapical inflamatório e cisto radicular lateral.

O planejamento foi de se realizar cirurgia de enucleação da lesão. Após a anestesia realizou-se punção aspirativa, a seguir foi realizado o retalho de acesso à lesão, onde se constatou a ausência de tábua óssea vestibular. A seguir iniciou-se a enucleação da lesão com as costas da cureta de Lucas, com posterior, apicectomia da raiz distal. A lesão foi colocada em frasco com formol e encaminhada para exame histopatológico. A paciente foi medicada e realizou o acompanhamento radiográfico no pós-operatório. O resultado do exame histopatológico foi de Cisto Periapical Inflamatório. O tratamento para esse tipo de lesão pode ser o retratamento endodôntico, com ou sem apicectomia, descompressão, marsupialização e enucleação cística. Para lesões que excedam 2 cm indica-se a cirurgia periapical seguida de curetagem.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-11-2019

How to Cite

Silva, I. D. da, Bachesk, A. B., Peder, S. N. S. de, Feltrin, G. P., & Pavan, Ângelo J. (2019). ENUCLEAÇÃO CÍSTICA ACOMPANHADA DE APICECTOMIA: RELATO DE CASO. Revista Uningá, 56(S7), 80–90. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ3023

Most read articles by the same author(s)