Acreditação hospitalar: melhorias da qualidade

Autores/as

  • FABIANA FACTORI FERREIRA
  • NATÁLIA BARALDI CUNHA

DOI:

https://doi.org/10.46311/2318-0579.40.eUJ1161

Resumen

De acordo com a Organização Nacional de Acreditação,
ONA (2001), acreditação é o método de avaliação dos recursos
institucionais, voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a
qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos
(MARTELOTTE, 2003). Acreditar significa “dar crédito a; crer; ter
como verdadeiro; conceder reputação a; tornar digno de confiança”
(MARTELOTTE, 2003). A Acreditação Hospitalar é um processo que
visa aprimorar a qualidade da assistência à saúde e trata da forma mais
específica a questão da qualidade nos serviços de saúde. De acordo com a
ONA, foram concedidos 146 certificados de acreditação em 2011. De
2011 a 2012, houve um aumento de 30% nas acreditações concedidas, e
atualmente aproximadamente 300 certificados estão em vigor. Este
processo possui três níveis de Acreditação: nível 1, nível 2 e nível 3,
tendo seu objetivo principal a melhoria e promoção da qualidade,
melhoria da segurança, dos profissionais e clientes, melhoria da
comunicação e atualização contínua da documentação interna e externa.

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Publicado

2014-06-20

Cómo citar

FERREIRA, F. F., & CUNHA, N. B. (2014). Acreditação hospitalar: melhorias da qualidade. Revista Uningá, 40(1). https://doi.org/10.46311/2318-0579.40.eUJ1161

Número

Sección

Health Sciences

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