Acreditação hospitalar: melhorias da qualidade
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.40.eUJ1161Resumo
De acordo com a Organização Nacional de Acreditação,
ONA (2001), acreditação é o método de avaliação dos recursos
institucionais, voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a
qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos
(MARTELOTTE, 2003). Acreditar significa “dar crédito a; crer; ter
como verdadeiro; conceder reputação a; tornar digno de confiança”
(MARTELOTTE, 2003). A Acreditação Hospitalar é um processo que
visa aprimorar a qualidade da assistência à saúde e trata da forma mais
específica a questão da qualidade nos serviços de saúde. De acordo com a
ONA, foram concedidos 146 certificados de acreditação em 2011. De
2011 a 2012, houve um aumento de 30% nas acreditações concedidas, e
atualmente aproximadamente 300 certificados estão em vigor. Este
processo possui três níveis de Acreditação: nível 1, nível 2 e nível 3,
tendo seu objetivo principal a melhoria e promoção da qualidade,
melhoria da segurança, dos profissionais e clientes, melhoria da
comunicação e atualização contínua da documentação interna e externa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.