A APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA MELHORIA DA GESTÃO DE ESTOQUES DO SETOR DE ALMOXARIFADO DE TECIDOS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
Palavras-chave:
Gestão de estoque, Programa 5S, Armazenagem, TecidosResumo
O presente trabalho trata da aplicação do programa de qualidade 5S como melhoria do sistema de gestão de estoques em uma indústria de confecção do Noroeste do Paraná. A manutenção de estoques envolve um custo significativo, por esta razão é necessária uma boa administração para que não ocorram faltas capazes de paralisar o processo produtivo, nem excedente que elevem seu custo. Sendo assim, faz-se necessário o planejamento e o controle dos itens armazenados em estoque pela empresa, para conciliar a demanda e o fornecimento de materiais, proporcionando uma produção constante, livre de interrupções. No caso da indústria de confecção, seu estoque necessita de um gerenciamento cuidadoso, pois a cada quatro meses, ocorrem as trocas das matérias-primas para as novas coleções que acompanham as tendências da moda para cada estação. Desta forma, este trabalho busca melhorar o sistema de gestão de estoque, com auxílio da implantação do programa 5S, tratando dos aspectos que limitam os processos dentro do estoque. Com a implantação desse programa, foi possível alcançar os resultados esperados, como a racionalização de tempo, a otimização de espaço, a organização e confiabilidade do estoque, a limpeza do ambiente de trabalho e a autodisciplina dos funcionários, tornando a empresa em um local agradável, saudável e melhor para se trabalhar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.