ESTUDO DE CASO PARA MINIMIZAR RUPTURAS DE GÔNDOLAS EM UM MERCADO DE PEQUENO PORTE
Palavras-chave:
Mercado de pequeno porte, Gestão, Ruptura de gôndolaResumo
Os mercados de pequeno porte vêm tendo destaque no senário brasileiro, pela forma de atendimento ao cliente, de forma diferenciada e personalizado, e por ser tratar de um nicho especificos de pessoas que buscam estes mercados. Neste sentido, o objetivo desse estudo é analisar a influencia da ruptura nas gôndolas de um mercado de pequeno porte e propor melhorias com aplicação de ferramentas de gestão. Deste modo, foram classificados 41 produtos vendidos por esse mercado, de acordo com seus maiores giros de vendas por categorias e realizado coletas de dados a fim de medir e controlar o índice de ruptura.
Por meio dos dados e informações obtidas durante essa coleta de dados no período estimado, verificou grandes melhorias com a aplicação dos conceitos de gestão, obtendo uma diminuição de ruptura de gôndola, de 31% de ruptura no inicio da coleta para 6% de média ao final do plano de ação implantado. Isso demonstrou-se uma evolução muito grande na aplicação dos conceitos de gestão e controle do processo de compra, abastecimento e reposição de produtos. Com isso, as melhorias trouxeram satisfação dos clientes em poder atendê-lo com maior eficiência e eficácia. Além disso, favoreceu a possibilidade de aumentar as vendas uma vez que o índice de ruptura foi minimizado, ou seja, mantendo o produto disponível na gôndola para que o cliente possa comprar.
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