DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO
UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO
Palavras-chave:
Ensino Religioso., Cultura Afro-brasileira., Múltiplos letramentos.Resumo
A sociedade brasileira é constituída por uma grande miscigenação cultural. Durante o processo histórico grupos étnicos como índios, portugueses, africanos e já no século XX a chegada massiva de imigrantes (não negros), contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Este artigo tem como objetivo identificar qual a participação da disciplina de Ensino Religioso (ER) das escolas públicas do Paraná e quais contribuições na apresentação de novas culturas religiosas. Pretende-se, a partir das teorias sobre letramento e educação, mostrar a importância de um ensino que não apenas aceite, mas valorize as práticas sociais de uso da linguagem que esses indivíduos plurais trazem para a sala de aula. Diante do reconhecimento desses múltiplos letramentos, pretende-se contribuir para a diminuição da intolerância e extremismo religioso, almejando aplicar o conceito de letramento crítico, no qual os significados sejam co-construídos e compartilhados entre professor e aluno.
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