DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO

UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

  • LETICIA TONIETE IZEPPE BISCONCIM UNINGÁ - Centro Universitário Ingá
  • WELINGTON JUNIOR JORGE UNINGÁ - Centro Universitário Ingá
  • TAYZA CRISTINA NOGUEIRA ROSSINI UNICESUMAR

Palavras-chave:

Ensino Religioso., Cultura Afro-brasileira., Múltiplos letramentos.

Resumo

A sociedade brasileira é constituída por uma grande miscigenação cultural. Durante o processo histórico grupos étnicos como índios, portugueses, africanos e já no século XX a chegada massiva de imigrantes (não negros), contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Este artigo tem como objetivo identificar qual a participação da disciplina de Ensino Religioso (ER) das escolas públicas do Paraná e quais contribuições na apresentação de novas culturas religiosas. Pretende-se, a partir das teorias sobre letramento e educação, mostrar a importância de um ensino que não apenas aceite, mas valorize as práticas sociais de uso da linguagem que esses indivíduos plurais trazem para a sala de aula. Diante do reconhecimento desses múltiplos letramentos, pretende-se contribuir para a diminuição da intolerância e extremismo religioso, almejando aplicar o conceito de letramento crítico, no qual os significados sejam co-construídos e compartilhados entre professor e aluno.

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

BISCONCIM, L. T. I., JORGE, W. J., & ROSSINI, T. C. N. (2018). DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO: UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO. Uningá Review, 33(2), 45–53. Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2307

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