ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PERCEPÇÃO VOCAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO PERCEPTIVOAUDITIVA, PRÉ E PÓS-APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO VOCAL
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção vocal e
perceptivo-auditiva pré e pós-aplicação de exercícios de
aquecimento vocal de professores do ensino superior. Foi
aplicado questionário de autopercepção vocal em nove
professores da Faculdade Ingá, realizando uma comparação
com avaliação perceptivo-auditiva por três fonoaudiólogos
especialistas em voz e aplicação de exercícios de aquecimento
vocal associados a orientações e cuidados com
higiene vocal. Devido à falta de adesão dos professores os
resultados pós-aplicação de programa de aquecimento vocal
não puderam ser considerados integralmente. Contudo,
a autopercepção das alterações vocais juntamente com a
avaliação perceptivo-auditiva dos especialistas vocais, revelaram
que há presença de alterações vocais assim como
os 77,7% da autopercepção dos docentes. A concomitância
dos exercícios de aquecimento vocal com cuidados de higiene
da voz indicou melhora para o ofício dos docentes que
prosseguiram com os exercícios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.