ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PERCEPÇÃO VOCAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO PERCEPTIVOAUDITIVA, PRÉ E PÓS-APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO VOCAL

Autores/as

  • ANA PAULA SANDERS
  • ANDREA LOPES DE SOUSA MIRANDA DE BARROS
  • DANIELLI DAIANY MUSSOLINI
  • GISLAINE JANAINA SANCHEZ FALKOWSKI

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção vocal e
perceptivo-auditiva pré e pós-aplicação de exercícios de
aquecimento vocal de professores do ensino superior. Foi
aplicado questionário de autopercepção vocal em nove
professores da Faculdade Ingá, realizando uma comparação
com avaliação perceptivo-auditiva por três fonoaudiólogos
especialistas em voz e aplicação de exercícios de aquecimento
vocal associados a orientações e cuidados com
higiene vocal. Devido à falta de adesão dos professores os
resultados pós-aplicação de programa de aquecimento vocal
não puderam ser considerados integralmente. Contudo,
a autopercepção das alterações vocais juntamente com a
avaliação perceptivo-auditiva dos especialistas vocais, revelaram
que há presença de alterações vocais assim como
os 77,7% da autopercepção dos docentes. A concomitância
dos exercícios de aquecimento vocal com cuidados de higiene
da voz indicou melhora para o ofício dos docentes que
prosseguiram com os exercícios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-04-10

Cómo citar

SANDERS, A. P., DE BARROS, A. L. D. S. M., MUSSOLINI, D. D., & FALKOWSKI, G. J. S. (2014). ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PERCEPÇÃO VOCAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO PERCEPTIVOAUDITIVA, PRÉ E PÓS-APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO VOCAL. Uningá Review, 18(1). Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1501