O PIBID E A PRÁTICA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGO COM OS SUPERVISORES DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DIÁLOGO COM OS SUPERVISORES DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES UECE
  • MIGUEL FERREIRA DAMASCENO UVA
  • HERALDO SIMÕES FERREIRA UECE

Palabras clave:

Escola, Educação Física, Formação, PIBID

Resumen

A sociedade moderna tem experimentado nas últimas décadas, em especial nos sistemas educacionais, o desenvolvimento de inúmeras discussões e pesquisas sobre a formação de professores. Neste cenário de mudanças, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, que tem como objetivo fomentar a formação inicial dos profissionais. Neste artigo pretendemos analisar a relevância do PIBID, na prática formativa dos supervisores do subprojeto de Educação Física, da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O universo da pesquisa foi composto por quatro professores supervisores (PS) do PIBID/Educação Física/UVA. Os PS são docentes de escolas públicas da rede estadual de ensino de Sobral-Ce, que fazem parte do grupo de escolas colaboradoras e supervisionam dez bolsistas da licenciatura em Educação Física. Para coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com quatro questões discursivas que serviram como questões geradoras da entrevista, onde a partir delas, outras poderiam surgir. Foi utilizada a análise temática proposta por Minayo (2014) para o tratamento dos dados obtidos na entrevista. Os resultados evidenciaram que as experiências formativas, vivenciadas no contexto do PIBID, permitem aos supervisores momentos de formação, pesquisa, interação com a universidade, bem como o aperfeiçoamento da aprendizagem da profissão. Portanto, o PIBID como programa de iniciação à docência, fortalece a prática docente dos supervisores, promovendo uma reflexão das práticas desenvolvidas, propiciando assim, um processo de formação continuada para este docente que atua no programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-06-27

Cómo citar

ROCHA FERNANDES, M. P., DAMASCENO, M. F., & FERREIRA, H. S. (2018). O PIBID E A PRÁTICA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGO COM OS SUPERVISORES DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGO COM OS SUPERVISORES DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Uningá Review, 33(2), 54–64. Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2150