O PIBID E A PRÁTICA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGO COM OS SUPERVISORES DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DIÁLOGO COM OS SUPERVISORES DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palabras clave:
Escola, Educação Física, Formação, PIBIDResumen
A sociedade moderna tem experimentado nas últimas décadas, em especial nos sistemas educacionais, o desenvolvimento de inúmeras discussões e pesquisas sobre a formação de professores. Neste cenário de mudanças, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, que tem como objetivo fomentar a formação inicial dos profissionais. Neste artigo pretendemos analisar a relevância do PIBID, na prática formativa dos supervisores do subprojeto de Educação Física, da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O universo da pesquisa foi composto por quatro professores supervisores (PS) do PIBID/Educação Física/UVA. Os PS são docentes de escolas públicas da rede estadual de ensino de Sobral-Ce, que fazem parte do grupo de escolas colaboradoras e supervisionam dez bolsistas da licenciatura em Educação Física. Para coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com quatro questões discursivas que serviram como questões geradoras da entrevista, onde a partir delas, outras poderiam surgir. Foi utilizada a análise temática proposta por Minayo (2014) para o tratamento dos dados obtidos na entrevista. Os resultados evidenciaram que as experiências formativas, vivenciadas no contexto do PIBID, permitem aos supervisores momentos de formação, pesquisa, interação com a universidade, bem como o aperfeiçoamento da aprendizagem da profissão. Portanto, o PIBID como programa de iniciação à docência, fortalece a prática docente dos supervisores, promovendo uma reflexão das práticas desenvolvidas, propiciando assim, um processo de formação continuada para este docente que atua no programa.
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