ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PERCEPÇÃO VOCAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E AVALIAÇÃO PERCEPTIVOAUDITIVA, PRÉ E PÓS-APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO VOCAL
Abstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção vocal e
perceptivo-auditiva pré e pós-aplicação de exercícios de
aquecimento vocal de professores do ensino superior. Foi
aplicado questionário de autopercepção vocal em nove
professores da Faculdade Ingá, realizando uma comparação
com avaliação perceptivo-auditiva por três fonoaudiólogos
especialistas em voz e aplicação de exercícios de aquecimento
vocal associados a orientações e cuidados com
higiene vocal. Devido à falta de adesão dos professores os
resultados pós-aplicação de programa de aquecimento vocal
não puderam ser considerados integralmente. Contudo,
a autopercepção das alterações vocais juntamente com a
avaliação perceptivo-auditiva dos especialistas vocais, revelaram
que há presença de alterações vocais assim como
os 77,7% da autopercepção dos docentes. A concomitância
dos exercícios de aquecimento vocal com cuidados de higiene
da voz indicou melhora para o ofício dos docentes que
prosseguiram com os exercícios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.