CONHECIMENTOS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE A TUBERCULOSE NO DECORRER DOS ANOS: REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2280Palavras-chave:
Agentes Comunitários de Saúde, Tuberculose, Diagnóstico, Serviço de saúde comunitáriaResumo
A tuberculose é um problema de saúde pública sendo a segunda patologia que mais mata no mundo. Seu diagnóstico e tratamento são ofertados na atenção básica. E os agentes comunitários de saúde podem ser os primeiros profissionais a detectar a patologia em seus pacientes durante as visitas domiciliares. Deste modo, o conhecimento sobre a tuberculose por estes profissionais é imprescindível para o acompanhamento e orientações ao enfermo. O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre o conhecimento dos agentes comunitários de saúde sobre a patologia no decorrer dos anos. Foi pesquisado nas bases de dados Lilacs e Google Acadêmico, entre os anos de 2008 e 2018 os termos “Agente comunitário de saúde” e “tuberculose”. Foram encontrados 4.470 resultados. E foram selecionados seis artigos que avaliaram o conhecimento dos ACS sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose. Foi observado que os trabalhos mais recentes ilustraram um aumento do conhecimento dos profissionais quando comparado aos trabalhos publicados a 10 anos. Estes profissionais estão mais aptos a identificar a patologia, orientar os familiares e acompanhar o enfermo durante o tratamento. Entretanto, em alguns questionamentos, como o método de transmissão da patologia, respostas equivocadas foram observadas. Deste modo, é notório o aumento do conhecimento destes profissionais sobre a tuberculose, contudo, ações educativas continuadas devem ser incentivadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.