O ENSINO DA MORTE E DO MORRER NA GRADUAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA: ARTIGO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.45.eUJ1233Resumen
Há áreas da medicina em que os profissionais frequentemente
lidam com pacientes terminais, tendo esses uma
maior aproximação com o processo de morrer, porém estes
mesmos profissionais apresentam grande dificuldade para
tratar do tema, podendo ser explicado pela ausência em se
abordar os processos de morte e morrer durante a formação
médica. Diante disso, é oportuno levantar a questão de
como o modelo de educação médica contribui no preparo
dos graduandos frente ao processo de morte e morrer. Este
presente estudo trata-se de uma revisão da literatura, com
o objetivo de discutir sobre o tema. Foram realizadas buscas
nas bases de dados Lilacs, Ibesc, Medline e Scielo, utilizando-
se os descritores educação médica, morte, medicina
paliativa, doente terminal e estudantes de medicina. Conclui-
se que a formação médica pouco contribui na preparação
dos estudantes para lidarem com situações que envolvam
o enfrentamento do processo de morte. Entre as
disciplinas existentes, como a psicologia médica, a tanatologia
e os cuidados paliativos, há uma escassa abordagem
de discussões acerca da morte e do morrer, que mesmo
quando presentes apresentam a temática de forma superficial
e teórica, pouco se valendo no contexto da prática médica
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.