APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO

Autores

  • Jucimar Frigo
  • Geisa Percio do Prado
  • Manuela Gazzoni dos Passos
  • Fernando de Lima Lopes

Resumo

No contexto atual, com as inovações tecnológicas e a infor-mação disponibilizada rapidamente por todos, faz-se ne-cessário um novo olhar sobre as formas de ensino na edu-cação. A utilização de estratégias metodológicas no processode ensino e aprendizagem permite o estabelecimento devínculos afetivos no grupo e a reflexãosobre a temática,que terá como resultado diversos tipos de apropriação dossaberes,de modo a atingir os objetivos educacionais peloaprendiz. O escopo do trabalho é avaliar a efetividade datrilha sensitiva como estratégia de ensino nas diferentesáreasde formação profissional, como forma de propiciar aodiscente e ao docente experiências de aprendizagens signi-ficativas. Aplicamos a dinâmica da Trilha Sensitiva aosdiscentes do curso superior de Tecnologia em ProcessosGerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Chapecó.Percebemos que as impressões são muito particulares epropiciam sensações distintas entre os participantes. Amaioria dos pesquisados relatou que o sentimento maisacentuado é a curiosidade, justificado pelo fato de estarcom os olhos vedados. Identificou-se também um deslum-bramento ao término da trilha desencadeado pelas inúme-ras percepções despertadas no caminho sensitivo percorrido, em especial na visualização da sua imagem no espelho.Conclui-se que a Trilha Sensitiva é uma ferramentameto-dológica que proporciona uma aprendizagem significativa aos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Frigo, J., Percio do Prado, G., Gazzoni dos Passos, M., & de Lima Lopes, F. (2013). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: USO DA TRILHA SENSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO. Uningá Review, 15(1), 9. Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/740

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)