DIMENSÕES ASSOCIADAS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Maslach Burnout Inventory, Professores, Síndrome de burnout

Resumo

A Síndrome de Burnout pode ser definida como um esgotamento, cujo os profissionais da educação estão entre a categoria mais afetada. Objetivou analisar as dimensões associadas à Síndrome de Burnout em docentes, de uma escola pública, em um município localizado em Minas Gerais. Apresentou como metodologia de estudo a abordagem quantitativa, do tipo pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário adaptado a partir de Maslach & Jackson (1981) seguido de análise dos dados pelas dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Falta de Realização Pessoal no Trabalho. Dentre os resultados obteve que quanto a primeira dimensão o item que se destacou foi o esgotamento, na segunda dimensão foi a insensibilidade e a terceira dimensão, apontou para a satisfação pessoal no exercício da docência, apesar das dificuldades apontadas. Conclui-se que apesar da exaustão emocional e da despersonalização, a satisfação profissional ainda é frequente no exercício docente.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Moreira, K. C. C., Magalhães, N. R. da S., & de Araújo, M. M. S. (2020). DIMENSÕES ASSOCIADAS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Uningá Review, 35, eRUR3220. Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/3220

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanas