TECNOLOGIA DE CHÁ E SEUS PROCESSOS: UMA REVISÃO

Autores

  • LUAN RAMOS DA SILVA Universidade Estadual de Campinas
  • DANIELLE MARQUES VILELA Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Camellia sinensis, China, Oxidação, Tecnologia de bebidas

Resumo

O chá, bebida elaborada a partir das folhas de plantas de Camelia sinensis, é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sendo fonte de diversos compostos químicos de interesse medicinal, além de possuir sabor e aroma agradável ao paladar humano. Esta bebida teve origem no ano de 2738 a.C., na China, sendo este país o maior produtor e consumidor de chá. As plantas de C. sinensis possuem boa capacidade de adaptação em locais com variação climática e a composição de suas folhas é diferente em função do manejo. Dentre os diversos tipos de chá, o chá preto e oolong são obtidos por fermentação, que consiste basicamente em um processo de oxidação enzimática sem participação de micro-organismos. Durante seu processamento ocorre a oxidação e a polimerização, causando alterações nas folhas para garantir um produto final com sabor, aroma e composição adequada para o consumo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUAN RAMOS DA SILVA, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Como Citar

DA SILVA, L. R., & VILELA, D. M. (2019). TECNOLOGIA DE CHÁ E SEUS PROCESSOS: UMA REVISÃO. Uningá Review, 34(2), 39–50. Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2505

Edição

Seção

Meio Ambiente e Agrárias