TECNOLOGIA DE CHÁ E SEUS PROCESSOS: UMA REVISÃO

Autores/as

  • LUAN RAMOS DA SILVA Universidade Estadual de Campinas
  • DANIELLE MARQUES VILELA Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Camellia sinensis, China, Oxidação, Tecnologia de bebidas

Resumen

O chá, bebida elaborada a partir das folhas de plantas de Camelia sinensis, é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sendo fonte de diversos compostos químicos de interesse medicinal, além de possuir sabor e aroma agradável ao paladar humano. Esta bebida teve origem no ano de 2738 a.C., na China, sendo este país o maior produtor e consumidor de chá. As plantas de C. sinensis possuem boa capacidade de adaptação em locais com variação climática e a composição de suas folhas é diferente em função do manejo. Dentre os diversos tipos de chá, o chá preto e oolong são obtidos por fermentação, que consiste basicamente em um processo de oxidação enzimática sem participação de micro-organismos. Durante seu processamento ocorre a oxidação e a polimerização, causando alterações nas folhas para garantir um produto final com sabor, aroma e composição adequada para o consumo humano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

LUAN RAMOS DA SILVA, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Publicado

2019-06-20

Cómo citar

DA SILVA, L. R., & VILELA, D. M. (2019). TECNOLOGIA DE CHÁ E SEUS PROCESSOS: UMA REVISÃO. Uningá Review, 34(2), 39–50. Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2505

Número

Sección

Medio Ambiente y Ciencias Agrarias