ANÁLISE TEMPORAL DA MICROTEXTURA EM PAVIMENTOS URBANOS EM REVESTIMENTO TSD COM CAPA SELANTE NO MUNICÍPIO DE SINOP/MT

Autores

  • ANDRÉ LUIZ DE ANDRADE FRITSCH Universidade do Estado de Mato Grosso
  • AMANDA DA SILVA CUBAR Universidade do Estado de Mato Grosso
  • FRANCIELI SCHOENHALS DELAVY Universidade do Estado de Mato Grosso
  • GUSTAVO HENRIQUE NUNES Universidade do Estado de Mato Grosso
  • JOÃO PAULO BOFF ALMEIDA Universidade do Estado de Mato Grosso
  • ROGÉRIO DIAS DALLA RIVA Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Pavimentos Urbanos, International Friction Index – IFI, Microtextura

Resumo

A análise da microtextura em pavimentos urbanos, em função da sua idade, para verificação de prejuízos causados por acidentes de trânsito, mesmo que os fatores causais humanos sejam os que prevaleçam em número, o melhoramento do atrito entre pneu-pavimento causaria redução de danos em geral. Foram realizados ensaios de microtextura em dez trechos de pavimentos em revestimento TSD com capa selante, executados pela mesma empresa, com anos de execução diferentes, tráfego baixo e semelhante, e ausentes de qualquer tipo de intervenção utilizando-se o Pêndulo Britânico. Determinou-se também o International Friction Index – IFI utilizando-se os dados de microtextura e de macrotextura. Os valores encontrados de microtextura, que variam de 4 a 37 BPN, e os de IFI, que não variam, mostram que os pavimentos analisados não apresentam bom atrito ou aderência, e que sua redução, notada nos trechos mais antigos, indica que existe um pequeno desgaste em relação ao tempo.

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Biografia do Autor

ROGÉRIO DIAS DALLA RIVA, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua nas áreas de (i) avaliação das condições de conforto e segurança do usuário no que diz respeito ao projeto geométrico, parâmetros de referência na avaliação de pavimentos, pavimentação, drenagem e sinalização nas rodovias rurais e vias urbanas; (ii) estudo e desenvolvimento de materiais e técnicas a serem empregadas no projeto, construção, manutenção e gerenciamento de estradas, via estudo dos materiais utilizados tradicionalmente na composição da pavimentação e busca de materiais alternativos com a finalidade de amenizar o impacto ambiental e a escassez de agregados tradicionais e, (iii) desenvolvimento e operação de equipamentos de coleta de dados de interesse do planejamento de análise operacional/segurança em rodovias, visando o desenvolvimento e implantação de sistemas inteligentes de apoio à gerência e ao controle de tráfego urbano e rodoviário.

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

FRITSCH, A. L. D. A., CUBAR, A. D. S., DELAVY, F. S., NUNES, G. H., ALMEIDA, J. P. B., & RIVA, R. D. D. (2018). ANÁLISE TEMPORAL DA MICROTEXTURA EM PAVIMENTOS URBANOS EM REVESTIMENTO TSD COM CAPA SELANTE NO MUNICÍPIO DE SINOP/MT. Uningá Review, 33(2), 134–150. Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2227

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