LUDOTERAPIA NO TRATAMENTO TERAPÊUTICO DA DEPRESSÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DO PENSAMENTO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Resumo
A Depressão infantil tem sido cada vez mais reincidente entre
as crianças no Brasil e no mundo.Há um reconhecimento por
parte dos estudiosos que a Depressão infantil precisa ser trabalhada
conforme o seu tipo, gravidade, sintomas, co-morbidades,
daí o uso de medicamentos e psicoterapias. O objetivo geral
deste trabalho, portanto, foi promover uma reflexão a cerca da
importância do lúdico na clínica cognitivo comportamental
enquanto forma de tratamento da criança com Depressão. A
pesquisa de revisão de literatura demonstrou que, a Terapia
Cognitivo-comportamental tem na Ludoterapia uma técnica
válida no atendimento a criança depressiva, mas que esta tem
que ser pensada adequadamente, bem como associada com
outras diversas terapia ou medicação, conforme o caso. É uma
terapia individual e extremamente válida, no entanto, com
ressalvas conforme a idade e tipo de Depressão da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Declaramos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que não há nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e acadêmico, na publicação do artigo a informação estará superficializada no texto do artigo.