HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE: UMA PESQUISA DOCUMENTAL DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Resumo
Objetivou-se analisar a estrutura dos Projetos Pedagógicos
dos Cursos da área da saúde de uma universidade pública
do interior do estado de São Paulo, Brasil. Visou-se identificar
como os cursos estão propondo e desenvolvendo as
competências relacionadas à humanização e ética, e quais os
métodos de ensino empregados. Trata-se de uma pesquisa
exploratória e descritiva de análise documental, realizada
no ano de 2014. Em todos os Projetos Pedagógicos dos
Cursos analisados há previsão de abordar tais temas durante
o percorrer do curso. Contudo, é preciso desenvolvê-
las verdadeiramente e não somente listá-las dentro de
disciplinas de maneira transversal e direta. Conclui-se que
os cursos analisados estão despendendo esforços para formar
profissionais éticos e humanizados; há iniciativas para
uma formação mais integral, onde o profissional possa
identificar o paciente como um todo. Faz-se necessário
aprofundar e identificar a aplicação dos Projetos Pedagógicos
dos Cursos na prática dos cursos de graduação da área
da saúde.
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