CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS EM ADOLESCENTES QUE SOFRERAM BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • MAYRA RAFAELA ALVES DE ALMEIDA
  • FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA DE OLIVEIRA

Resumo

A agressividade e a violência no ambiente escolar nos dias
atuais são entendidas como um problema social extremamente
complexo. Comportamentos agressivos e antissociais
têm exigido cada vez mais intervenções das escolas, objetivando
uma possível solução. Assim, esse trabalho se propõe
a averiguar uma questão que tem sido a expressão da violência
dentro das escolas: o bullying. O objetivo central é
analisar quais as consequências psicológicas e comportamentais
causadas pelo bullying em adolescentes que sofreram
tal prática no ambiente escolar. Para isso, foi realizada
uma revisão bibliográfica embasada no referencial teórico
da Psicologia Histórico-Cultural, levando-se em consideração
a Psicologia Educacional e Escolar no que se refere ao
tema. Portanto, tal discussão se justifica no sentido de
compreender os aspectos que envolvem a agressão e a presença
de bullying entre adolescentes no ambiente escolar,
bem como visando contribuir para a comunidade científica
acerca das possíveis consequências psicológicas e comportamentais
geradas por tal fenômeno.

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Publicado

2016-01-11

Como Citar

DE ALMEIDA, M. R. A., & DE OLIVEIRA, F. A. F. (2016). CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS EM ADOLESCENTES QUE SOFRERAM BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. Uningá Review, 25(1). Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1732

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