ESTRESSE EM DOCENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NA CIDADE DE TOLEDO-PR

Autores

  • MARILENA OLGA KOCH
  • RONNIE JACKSON BIAZI
  • CRISTINA DI BENEDETTO

Resumo

O estresse tem sido objeto de investigação em muitas pesquisas
científicas nos últimos anos, porém essa temática tem sido
pouco explorada no universo docente e principalmente no que
diz respeito à docência no ensino superior. O presente trabalho
objetivou investigar a ocorrência de estresse e sua sintomatologia
entre estes profissionais, por meio de um estudo comparativo,
envolvendo uma Instituição de Ensino Superior (IES)
pública e uma IES privada na cidade de Toledo/PR. Para a
realização da pesquisa, foi utilizado o Inventário de Sintomas
de Stress para Adultos (ISSL) em vinte docentes, de ambos os
sexos, sendo estes 10 (dez) atuantes em IES pública e 10 (dez)
atuantes em IES privada de cursos aleatórios nas áreas de
ciências humanas, exatas e biológicas. Os resultados apontaram
para um índice bastante elevado em relação à presença de
estresse nos docentes amostrados em ambas as instituições –
70% da amostra na IES pública e 80% da amostra na IES
privada. Os resultados obtidos com a pesquisa poderão dar
subsídios às futuras ações de intervenção visando prevenção e
controle do estresse entre docentes, a fim de promover a saúde
e qualidade de vida no ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-12

Como Citar

KOCH, M. O., BIAZI, R. J., & BENEDETTO, C. D. (2015). ESTRESSE EM DOCENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NA CIDADE DE TOLEDO-PR. Uningá Review, 21(1). Recuperado de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1619