ESTRESSE EM DOCENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NA CIDADE DE TOLEDO-PR
Resumen
O estresse tem sido objeto de investigação em muitas pesquisas
científicas nos últimos anos, porém essa temática tem sido
pouco explorada no universo docente e principalmente no que
diz respeito à docência no ensino superior. O presente trabalho
objetivou investigar a ocorrência de estresse e sua sintomatologia
entre estes profissionais, por meio de um estudo comparativo,
envolvendo uma Instituição de Ensino Superior (IES)
pública e uma IES privada na cidade de Toledo/PR. Para a
realização da pesquisa, foi utilizado o Inventário de Sintomas
de Stress para Adultos (ISSL) em vinte docentes, de ambos os
sexos, sendo estes 10 (dez) atuantes em IES pública e 10 (dez)
atuantes em IES privada de cursos aleatórios nas áreas de
ciências humanas, exatas e biológicas. Os resultados apontaram
para um índice bastante elevado em relação à presença de
estresse nos docentes amostrados em ambas as instituições –
70% da amostra na IES pública e 80% da amostra na IES
privada. Os resultados obtidos com a pesquisa poderão dar
subsídios às futuras ações de intervenção visando prevenção e
controle do estresse entre docentes, a fim de promover a saúde
e qualidade de vida no ambiente acadêmico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.