SÍNDROME DE BURNOUT: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • CARLA CRISTINA BIONDO
  • JORGE MANOEL MENDES CARDOSO

Resumen

O presente trabalho foi realizado por meio de revisão literária,
e pretende apresentar como o Burnout atinge os professores
da educação infantil. Justifica-se essa pesquisa,
pelo fato da síndrome de Burnout ser um tema pertinente e
relativamente recente, que pode levar a uma falência do
sistema educacional, pois é um estresse profundo que acomete
diversos profissionais, entre eles os docentes que enfrentam
grande esgotamento emocional e físico porque seu
trabalho é diário e possui dimensões que vão além das salas
de aulas, dimensões que combinadas com a desvalorização
e a desmotivação do profissional de ensino, associadas a
salários baixos e péssimas condições de trabalho, faz com
que professores desencadeiem essa patologia. Conclui-se
que o Burnout é um fenômeno característico do contexto de
trabalho de docentes na educação infantil que deve ser de
fundamental importância compreender suas etapas e dimensões
para prevenir ou identificar essa síndrome no
meio docente.

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Publicado

2017-02-10

Cómo citar

BIONDO, C. C., & CARDOSO, J. M. M. (2017). SÍNDROME DE BURNOUT: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Uningá Review, 29(2). Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1950