SÍNDROME DE BURNOUT: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente trabalho foi realizado por meio de revisão literária,
e pretende apresentar como o Burnout atinge os professores
da educação infantil. Justifica-se essa pesquisa,
pelo fato da síndrome de Burnout ser um tema pertinente e
relativamente recente, que pode levar a uma falência do
sistema educacional, pois é um estresse profundo que acomete
diversos profissionais, entre eles os docentes que enfrentam
grande esgotamento emocional e físico porque seu
trabalho é diário e possui dimensões que vão além das salas
de aulas, dimensões que combinadas com a desvalorização
e a desmotivação do profissional de ensino, associadas a
salários baixos e péssimas condições de trabalho, faz com
que professores desencadeiem essa patologia. Conclui-se
que o Burnout é um fenômeno característico do contexto de
trabalho de docentes na educação infantil que deve ser de
fundamental importância compreender suas etapas e dimensões
para prevenir ou identificar essa síndrome no
meio docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.