INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • ANA CLAUDIA TÓFOLI DE ARAÚJO MASSON
  • FLÁVIO AUGUSTO FERREIRA DE OLIVEIRA

Resumen

Este artigo trata-se de uma pesquisa teórica com o objetivo
de apresentar, de forma sintetizada, as diversas possibilidades
de atuação do psicólogo escolar, bem como apontar
as principais demandas por este profissional no âmbito
escolar. Diante deste propósito, se faz necessário um estudo
amparado na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-
Cultural, entendendo a relação entre a Psicologia e a
área da Educação no Brasil, com vistas à inclusão do psicólogo
neste campo de atuação. Busca-se compreender a
especificidade da Psicologia Escolar considerando-a como
um âmbito profissional no qual o psicólogo pode atuar sob
a dimensão psicoeducativa, isto é, baseando-se em fundamentos
teóricos da Psicologia Educacional, o que possibilita
a compreensão da escola e das relações que aí se estabelecem.
Discutem-se, ainda, os principais fatores que envolvem
tal área profissional, além das possibilidades de intervenção
neste âmbito, com base em aspectos pedagógicos e
mudanças qualitativas no processo de ensino-aprendizagem.
Enfim, tal pesquisa se faz importante na medida em que
visa contribuir para uma educação de qualidade, bem como
pela necessidade de que Psicologia se consolide como
uma prática integrante do Sistema Escolar.

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Publicado

2016-01-11

Cómo citar

MASSON, A. C. T. D. A., & DE OLIVEIRA, F. A. F. (2016). INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO ESCOLAR: DEMANDAS E POSSIBILIDADES. Uningá Review, 25(1). Recuperado a partir de https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1734