QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA

Authors

  • VIVIANE DE FÁTIMA BERNARDO
  • LÍGIA PANHOZI DE CAMARGO
  • PAULA CAROLINA TEIXEIRA MARRONI

Abstract

Em uma realidade escolar, onde a criação de brinquedos alternativos é uma maneira de diversificar a s aulas de Educação Física, o professor deve evidenciar sua criativid ade, buscando novas estratégias . Com base nisso, este estudo teve por objetivo pro piciar, através da criação e prática de um jogo de tabuleiro, melhoria na harmonia intelectual e educacional de crianças e adolescentes. Realizou - se um estudo descritivo, que levou em consideração a observação do comportamento da amostra diante do jogo, be m como a opinião da mesma. A amostra foi formada por 4 adolescentes, sendo 2 do gênero feminino e 2 do gênero masculino. O nome “Quattuor” vem do Latim e significa “quatro” no Português. O jogo recebeu esse nome devido ao fato de ser jogado por quatro pess oas, divididas em duas duplas. No jogo – composto por um tabuleiro de papel e 16 peças – , as fig uras têm movimentos próprios. Não existe captura e, v ence a dupla que primeiro atravessar todas as peças para o lado oposto do tabuleiro. Os resultados encontra dos evidenciaram que num primeiro momento as crianças apresentam dificuldade. Porém, com o passar dos lances, a diversão é garantida. Conclui - se qu e o jogo estimula características como atenção, concentração, planejamento e, criatividade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

05-04-2010

How to Cite

DE FÁTIMA BERNARDO, V., PANHOZI DE CAMARGO, L., & CAROLINA TEIXEIRA MARRONI, P. (2010). QUATTUOR: DIVERSÃO GARANTIDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE ATENÇÃO E ESTRATÉGIA. Uningá Review, 2(1), 6. Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/486