ESQUIZOFRENIA: ABORDAGEM TEÓRICA, CONVÍVIO FAMILIAR E ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL

Authors

  • RITA DE CÁSSIA CAMPELO CHAVES
  • WANDERSON FERREIRA DA SILVA
  • BRUNO TELES SILVA
  • DENIZE EVANNE LIMA DAMACENA
  • LAILA CAROLINE LEME DA SILVA

Abstract

A esquizofrenia é uma síndrome clínica complexa que
compreende manifestações psicopatológicas variadas de
pensamento, percepção, emoção, movimento e comportamento.
Considerada pelos pesquisadores como o mais grave
dos transtornos psiquiátricos, a esquizofrenia é a doença
paradigmática da psiquiatria. Nesse sentido, este estudo
justifica-se pelo fato da esquizofrenia ser considerada, atualmente,
um grande problema de saúde pública, sendo uma
doença potencialmente desencadeadora de incapacidades
na vida dos indivíduos, prejudicando, assim, a garantia da
saúde e do bem-estar. Pretende-se com este enfoque teórico
viabilizar informações sobre o cuidado da pessoa com esquizofrenia,
esclarecendo pontos, sanando dúvidas e tecendo
orientações. Para a elaboração deste trabalho realizou-
se um estudo de revisão bibliográfica, feito através do
levantamento detalhado e análise pormenorizada de artigos
e documentários já publicados em periódicos, impressos e
eletrônicos, tradicionais do ramo da saúde. Estudos mostram
que na maioria dos casos a internação dos pacientes
torna-se necessária e obrigatória no momento das crises,
para desintoxicação ou diminuição da agressividade. Apesar
de o tratamento envolver uma equipe multiprofissional,
cabe ao enfermeiro, planejar, gerenciar e executar ações
assistências para desenvolver um cuidado holístico, de
forma a garantir uma melhor qualidade de vida ao cliente e
seus familiares.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-07-2017

How to Cite

CHAVES, R. D. C. C., DA SILVA, W. F., SILVA, B. T., DAMACENA, D. E. L., & DA SILVA, L. C. L. (2017). ESQUIZOFRENIA: ABORDAGEM TEÓRICA, CONVÍVIO FAMILIAR E ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL. Uningá Review, 31(1). Retrieved from https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/2038

Most read articles by the same author(s)