LUDOTERAPIA NO TRATAMENTO TERAPÊUTICO DA DEPRESSÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DO PENSAMENTO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Abstract
A Depressão infantil tem sido cada vez mais reincidente entre
as crianças no Brasil e no mundo.Há um reconhecimento por
parte dos estudiosos que a Depressão infantil precisa ser trabalhada
conforme o seu tipo, gravidade, sintomas, co-morbidades,
daí o uso de medicamentos e psicoterapias. O objetivo geral
deste trabalho, portanto, foi promover uma reflexão a cerca da
importância do lúdico na clínica cognitivo comportamental
enquanto forma de tratamento da criança com Depressão. A
pesquisa de revisão de literatura demonstrou que, a Terapia
Cognitivo-comportamental tem na Ludoterapia uma técnica
válida no atendimento a criança depressiva, mas que esta tem
que ser pensada adequadamente, bem como associada com
outras diversas terapia ou medicação, conforme o caso. É uma
terapia individual e extremamente válida, no entanto, com
ressalvas conforme a idade e tipo de Depressão da criança.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.