A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a compreensão do
processo histórico do envelhecimento e os benefícios da
metodologia lúdica e sua aplicabilidade como estratégia na
promoção da saúde do sujeito idoso e manutenção da qualidade
de vida, visando também uma melhor adaptação ao
processo de envelhecimento. Foram revisados artigos referentes
à ludicidade e a terceira idade, inicialmente de forma
separadas e posteriormente a junção do lúdico no processo
de envelhecimento. Analisamos também artigos de
experiência da enfermagem na junção dessas duas temáticas.
Tal análise estimulou para a compreensão lógica da
utilização da metodologia lúdica na educação em saúde no
processo de envelhecimento e a busca pelo resgate da autonomia
do indivíduo idoso e sua inclusão no meio social
em que vive.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.