A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO DOCENTE, QUE ATUA NO ENSINO TÉCNICO: E O SABER FORMAR PROFISSIONAIS CAPAZES DE PENSAR E GESTAR SOLUÇÕES.
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.54.eUJ9Palavras-chave:
enfermeiro professor, educação profissionalizante, educação em enfermagem, Ensino e Educação técnica em enfermagemResumo
O ensino profissionalizante vem sofrendo alterações significativas nos últimos anos, com a mudança de uma formação tradicionalista, mecanizada e reprodutivista para um modelo de ensino por competências. Este estudo teve como objetivo discutir sobre o papel do enfermeiro professor na prática do ensino profissionalizante. Para desenvolver este estudo descritivo reflexivo foi realizada revisão bibliográfica sistemática, em periódicos nacionais e internacionais (base de dados: ScientificElectronic Library Onlinee Medical LiteratureAnalysisandRetrieval System Online) nos anos de 2004 a 2016. O papel do enfermeiro professor é garantir que se apropriem do instrumento científico, técnico, tecnológico, de pensamento, político, social e econômico, de desenvolvimento cultural, para que sejam capazes de pensar e gestar soluções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro/amos que o texto ora submetido é original, de autoria própria e não infringe qualquer tipo de direitos de terceiros. O conteúdo é de minha/nossa total responsabilidade. Possíveis pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos estão de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos. Declaro/amos que estou/amos de posse do consentimento por escrito de pacientes e que a pesquisa e seus procedimentos foram oportunos e adequadamente aprovados pelo Comitê de Ética da instituição de origem. Afirmo/amos ainda que todas as afiliações institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente informadas. Certifico/amos que inexistem interesses comercial ou associativo que representem conflito de interesse relacionado ao trabalho submetido. Havendo interesse comercial, além do técnico e do acadêmico, na publicação do artigo, a informação estará superficializada no texto.