Realidade de ensino dos esportes coletivos
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.20.eUJ810Resumo
O ensino dos esportes tem sido amplamente criticado na
realidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciam
na teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existem
evidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a forma
como é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelos
professores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar as
metodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectiva
histórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.
Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensino
evidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para o
ensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, de
modo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino da
técnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar o
ensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudos
realizados com esta temática têm demonstrado a importância da
compreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo a
possibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com as
características dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, os
recursos disponíveis e o nível de aprendizado.
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