Realidade de ensino dos esportes coletivos
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.20.eUJ810Abstract
O ensino dos esportes tem sido amplamente criticado na
realidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciam
na teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existem
evidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a forma
como é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelos
professores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar as
metodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectiva
histórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.
Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensino
evidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para o
ensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, de
modo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino da
técnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar o
ensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudos
realizados com esta temática têm demonstrado a importância da
compreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo a
possibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com as
características dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, os
recursos disponíveis e o nível de aprendizado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.