Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.15.eUJ643Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o processo
de vivência e assimilação da cultura negra por meio de uma proposta
pluricultural de dança-arte-educação. Para tanto, foi necessário abordar
aspectos das manifestações culturais negras, levando à reflexão de sua
caracterização e constituição histórica; estudar a proposta pluricultural de
dança-arte-educação de Santos (2002), no sentido de ampliar as
possibilidades de trabalho com a cultura negra; vivenciar a proposta de
dança-arte-educação com adolescentes, favorecendo os elementos
culturais do hip-hop; perceber o processo de vivência, interpretação e
assimilação da cultura negra pelos adolescentes, visando entender como
eles lidam com este campo do conhecimento. O estudo, caracterizado
como pesquisa-ação, foi desenvolvido com 30 adolescentes do Centro
Cultural Menino Jesus, como forma de oportunizar o contato com a
cultura negra por meio da proposta. A coleta de dados deu-se por meio de
observações participativas e entrevistas coletivas, sendo esta última
realizada em três fases, a primeira diagnóstica e as demais realizadas no
processo de desenvolvimento das aulas e finalização das vivências. Os
resultados apontaram a criação de vínculos entre alunos e o movimento
hip-hop, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades e
desmistificando os preconceitos existentes para com outras culturas.
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