Cultura Hip-Hop: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.15.eUJ643Resumen
O presente estudo teve como objetivo investigar o processo
de vivência e assimilação da cultura negra por meio de uma proposta
pluricultural de dança-arte-educação. Para tanto, foi necessário abordar
aspectos das manifestações culturais negras, levando à reflexão de sua
caracterização e constituição histórica; estudar a proposta pluricultural de
dança-arte-educação de Santos (2002), no sentido de ampliar as
possibilidades de trabalho com a cultura negra; vivenciar a proposta de
dança-arte-educação com adolescentes, favorecendo os elementos
culturais do hip-hop; perceber o processo de vivência, interpretação e
assimilação da cultura negra pelos adolescentes, visando entender como
eles lidam com este campo do conhecimento. O estudo, caracterizado
como pesquisa-ação, foi desenvolvido com 30 adolescentes do Centro
Cultural Menino Jesus, como forma de oportunizar o contato com a
cultura negra por meio da proposta. A coleta de dados deu-se por meio de
observações participativas e entrevistas coletivas, sendo esta última
realizada em três fases, a primeira diagnóstica e as demais realizadas no
processo de desenvolvimento das aulas e finalização das vivências. Os
resultados apontaram a criação de vínculos entre alunos e o movimento
hip-hop, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades e
desmistificando os preconceitos existentes para com outras culturas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
I declare/we declare that the text submitted here is original, of my own authorship and does not infringe any type of third party rights. The content is my/our sole responsibility. Possible research involving animals and/or human beings is in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council and its complements. I declare that I am/we are in possession of the written consent of patients and that the research and its procedures were timely and adequately approved by the Ethics Committee of the institution of origin. We further declare that all institutional affiliations and all sources of financial support for the work are duly informed. I certify that there is no commercial or associative interest that represents a conflict of interest related to the submitted work. If there is commercial interest, in addition to the technical and academic ones, in the publication of the article, the information will be reported during the text.