A contribuição da cultura do labirinto* no ensino de matemática na cidade Juarez Távora – PB
DOI:
https://doi.org/10.46311/2318-0579.8.eUJ466Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar a cultura do artesanato do
labirinto, e como esta pode contribuir no ensino da matemática tornandose
uma linguagem matemática, num contexto favorável para o processo
de pensamento de resolução de problema no ensino da EJA. Com as
analises realizadas vemos que esta cultura do labirinto possibilita a
ampliação didático-pedagógicas do processo de aprendizagem, alem de
articular a relação entre o alfabetizando/alfabetizador com suas percepções
e sentimentos, ou seja, envolve-os integralmente em sua
subjetividade cultural. Nesse sentido, a partir de um olhar critico, o estudo
se subsidia em uma perspectiva histórico-crítica da educação. Com esse
pensar colocamos a etnomatemática como alicerce para a construção
desse pensamento, pontuando o trabalho artesanal como fonte de renda e
objeto pedagógico do ALFASOL – Alfabetização Solidária. Como
metodologia, serão utilizados desenhos geométricos, metragem e cálculos
numéricos feitos nos trabalhos do labirinto para transposição à linguagem
matemática, de maneira que os problemas de matemática que se
processam possam ser solucionados pela prática. Desta forma, pretendese
que este artigo auxilie os professores a repensar sua prática
pedagógica com uma abordagem alternativa ou uma outra perspectiva sobre resolução da linguagem da matemática e que favoreça o processo
de interação, o trabalho sócio - cultural e a produção de geração de renda.
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